+351 234 194 160 / +351 962 971 660 / +351 937 030 434 / +351 912 736 742

Praceta Rua da República 1, 3810-495 Aveiro, Portugal
Av, José Estevão 436, 3830-556 Gafanha da Nazaré, Portugal

©2019 by Adria Bastos Family Clinics.

TRATAMENTOS

CIRURGIA ORAL

A cirurgia oral é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. Inclui na sua área de intervenção a exodontia (extração) de dentes inclusos, cirurgia de patologia quística ou tumoral, cirurgia pré-protética, etc.


Casos clínicos mais complexos exigem que outras especialidades como a Implantologia, a Ortodontia, a Prostodontia, ou a Periodontologia, trabalhem em articulação com a Cirurgia Oral, privilegiando-se nestas situações um plano de tratamento integrado e multidisciplinar.

ODONTOPEDIATRIA

As cáries dentárias nas crianças surgem essencialmente por deficiências na escovagem dos dentes, em especial nos sulcos dos molares. Para prevenir que se desenvolvam cáries, devem ser aplicados selantes de fissuras que correspondem à colocação de uma camada de resina sobre a face de mastigação dos dentes protegendo-os das agressões bacterianas. Os selantes devem ser controlados pelo Dentista de 6 em 6 meses.
O desenvolvimento e erupção dos dentes do siso pode ocorrer sem qualquer problema, no entanto é importante a sua avaliação de forma a evitar complicações, como processos inflamatórios com aumento do volume da gengiva nas regiões correspondentes, trauma aos molares adjacentes e até o apinhamento dos dentes anteriores.

PERIODONTIA

Periodontite é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes,  é uma doença comum, porém perfeitamente possível de ser prevenida.
A maioria dos casos de periodontite são a consequência de uma acumulação prolongada de placa bacteriana e tártaro entre os dentes e as gengivas, favorecendo assim a formação de cavidades profundas entre a raiz do dente e o osso subjacente. Estas cavidades acumulam placa bacteriana num ambiente sem oxigénio, que estimula o crescimento de bactérias. Se o processo continuar, o maxilar adjacente à cavidade, finalmente, vai-se destruindo até que o dente abana.

IMPLANTES DENTÁRIOS

O implante dentário consiste num “parafuso” em titânio, que é colocado no osso por baixo da gengiva o que vai imitar a raiz de um dente. Posteriormente, é colocado sobre o implante uma coroa em cerâmica que vai imitar o dente previamente existente.
Para a colocação de implantes é necessário realizar previamente um estudo individualizado, avaliando entre outros aspectos: estrutura óssea e quantidade de osso disponível, modelos de estudo, radiografias periapicais, radiografia panorâmica e tomografia computorizada (TAC) se necessário.
Os implantes assemelham-se em tudo aos dentes naturais. A sua aparência e resultados final conseguem um nível estético muito elevado.
Diminuem também a perda óssea, que normalmente ocorre depois de uma extracção dentária, melhorando a mastigação, a estética e auto-estima.

BRANQUEAMENTO

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje.
Este tratamento permite melhorar o seu sorriso aumentando a sua auto-estima e confiança.

O branqueamento de dentes consiste na aplicação de um agente branqueador na superfície dos dentes que, actuando no seu interior, provoca a alteração da cor para vários tons mais claros.

Nem todos os tipos de manchas ou descolorações são reversíveis optando-se, nesses casos, por outras soluções estéticas.

PRÓTESE DENTÁRIA

Área da Odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.
Por que realizar esse tratamento?
Mastigação: A mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente.
Estética: É inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior. Dicção: Sem dúvida sua fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

CHECK UP

Consiste numa consulta de âmbito preventivo, na qual o Médico Dentista realiza um diagnóstico completo da higiene e saúde oral (estado dos tecidos moles, dentes e osso de suporte), analisa aspectos funcionais da boca e dos dentes (oclusão) e realiza uma avaliação estética do perfil, cor dos dente, etc.
Quando existe alguma situação que deve ser tratada faz-se um plano de tratamentos para retomar os níveis normais de saúde oral.
Um chek-up dentário inclui uma anamnese (conversa sobre o histórico clínico do paciente), a destartarização, um exame oral completo e, sempre que necessário, raios-X.
A destartarização é o processo de remoção do tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.

ORTODONTIA

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam correctamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um esforço adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.